Comprar apartamento na planta

  • 7 meses atrás
  • Blog
  • 1
Atmosfera Condominuim Park Tijuca

Comprar um apartamento na planta é uma grande decisão. Na maioria dos casos, e é a maior compra que faremos ao longo da vida. Em especial, quando a intenção é fazer da compra uma aplicação, como é o meu caso.

E vendo as várias opções de compra me deparei com uma dúvida: se vale a pena comprar um na planta? Comprar um imóvel que está pronto não seria melhor? E eu fiz o dever de casa para conhecer os dois lados.

E existem várias razões para comprar um apartamento na planta e é vantajoso do ganho financeiro à mudez e , mas também há outros fatores.

Imóvel novo

Comprar um apartamento na planta requer tempo e paciência para esperar a obra terminar, mas se você fechar uma aplicação com uma empresa idônea é garantia de que terá um imóvel novo para investi-lo como desejar.

E por ser uma propriedade nova não haverá necessidade de manutenção em um futuro imediato.

É raro que a compra de um apartamento não exija, ou seja, algum trabalho de finalização como a instalação de detalhes finais que por ventura não sejam cobertos pela construtora.

Além da manutenção, comprar um apartamento na planta significa que você não precisará redecorar, sendo outra grande economia.

Como a maioria das construtoras oferecem uma variedade de esquemas de cores internas, você terá uma casa nova decorada exatamente como você deseja.

Acima de tudo dando a opção do seu futuro inquilino fazer as alterações que preferir, especificando as condições de entrega como foi definido no contrato de locação.

Mas por outro lado comprar um imóvel pronto significa conseguir colocá-lo no mercado mais rápido.

Neste ponto é preciso analisar qual é a sua prioridade como comprador.

Tempo para economizar

Comprar apartamento na planta

Uma das maiores vantagens financeiras de comprar um apartamento na planta é o fato de que você pode planejar todo o cobro do imóvel.

Geralmente, com base na variação do INCC, o comprador irá quitar 30% do valor do imóvel na fase de construção.

Por isso você tem bastante tempo (o tempo que leva para a construtora concluir a construção) para planejar o aporte ou aplicação que lhe renda por mês a quantia para pagar suas parcelas futuras.

Portanto reduz as chances de ficar inadimplente.

Para projetos maiores, esse tempo pode ser de até um ano ou mais.

Se você planejar para isso, poderá reunir uma quantia grande antes da conclusão da obra, reduzindo a quantia a ser emprestada.

Tudo isso é uma coisa boa para o seu planeo financeiro pessoal.

Pagar mais barato

Além do tempo para se planejar, comprar um apartamento na planta por si só é mais barato do que comprar pronto.

Como o imóvel será entregue no futuro, você irá ganhar poder de negociação com a construtora e ganhará boas condições de aporte.

O que é mais importante no cenário atual ainda em crise, as construtoras estão em busca de clientes que são potenciais e f as ofertas para atrair os compradores.

Vale a pena comprar apartamento na planta?

Essa é outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta, o potencial de valorização do imóvel depois de pronto.

Em primeiro lugar pense: se você negocia mais barato a compra ainda na fase de construção e ao final ganha um patrimônio que pode lhe render até 50% a mais do que valor que foi investido.

Por isso, o processo de escolha do imóvel deve ser muito criterioso.

Se você deseja obter um retorno significativo, analise as tendências do mercado, o local da construção, a estrutura do imóvel e a região ao redor.

Todos esses detalhes que contribuem para valorizar o apartamento depois de concluída a obra.

Personalização do acabamento

Outro ponto que sobre a comprar de um na planta é poder personalizar o acabamento. Mais um fator que agrega o valor ao seu imóvel.

Você pode adicionar itens premium ao acabamento para valorizar seu apartamento até nos pequenos detalhes. Claro, é importante seguir a proposta do projeto e adequar os detalhes a esse estilo.

Um apartamento de luxo pede um tipo de distinções, já um apartamento mais econômico pede outros detalhes que vão valorizá-lo.

Compra seguro

Portanto a compra de um na planta envolve uma promessa de compra e venda e segue toda a meios para garantir a segurança tanto do comprador quanto da construtora.

Já para um imóvel que está pronto, o processo é mais burocrático e pode ser mais complexo.

Em primeiro lugar é necessário checar todos os registros e certidões (que devem estar negativas), se o imóvel está disponível e regulado para a venda (fora de inventários), se há impostos em atraso etc.

Ou seja , esse processo de checagem de titulos que toma um tempo que é farto, de todo acordo.

Construir um patrimônio duradouro

Em primeiro lugar a comprar um apartamento na planta é uma aplicação para a vida que pode ser deixado para seus filhos e até mesmo para os seus netos como pecílio.

Projetos que dão valor a aspectos que são sustentáveis, por exemplo, são ótimas opções para a comprar na planta, pois a tendência é que esse requisito seja cada vez mais valorizado.

E não apenas pelo apartamento em si, mas pelo o restante do terreno onde todas as áreas comuns são criadas.

Faça o seu dever de cada e pesquise o mercado da sua cidade em busca de obras que são inovadores, criativos e com potencial de ganhar valor, ou seja, vale a pena comprar na planta!

Compare listings

Comparar