Curiosidades sobre o aluguel ou vendas de vagas de garagem

Curiosidades sobre o aluguel ou vendas de vagas de garagem

Percebemos com o passar do tempo que uma das maiores preocupações de quem está procurando imóvel é de quantas vagas de carro a pessoa terá direito no determinado apartamento.

Pois sempre tem a família com filhos adultos  onde todos tem carro.

Ao mesmo tempo, as construtoras não querem perder muito espaço fazendo longos estacionamentos para poder aproveitar da melhor forma a área de lazer.

Então a Family Brokers traz uma alternativa baseada na lei para te ajudar a solucionar esse problema.

Aluguel de vaga

Você pode simplesmente alugar uma vaga do seu vizinho baseado no novo Código Civil que institui que vagas de garagem a serem alugadas deverão ser oferecidas com prioridade aos condôminos proprietários, depois aos condôminos inquilinos, e só não havendo interesse destes seria possível alugá-las a pessoas estranhas ao condomínio.

Conforme esta escrito:

“Art. 1.338. Resolvendo o condômino alugar área no abrigo para veículos, preferir-se-á, em condições iguais, qualquer dos condôminos a estranhos, e, entre todos, os possuidores.”

Curiosidades sobre o aluguel ou vendas de vagas de garagem

Como o novo CC permite a possibilidade do aluguel de vagas a não-condôminos, a Convenção e o Regimento Interno não podem proibir. Qualquer cláusula destes documentos que contrarie a legislação vigente perde a validade legal automaticamente.

Portanto, não é preciso alterá-los para obedecer ao Código Civil, e também não é possível incluir algum dispositivo que proíba o aluguel.

O novo Código Civil também criou a possibilidade de se vender a vaga da garagem a outro condômino.

Curiosidades sobre o aluguel ou vendas de vagas de garagem

Também dispõe que, para que a venda seja feita a um terceiro, não-condômino, é preciso autorização expressa da Convenção e da Assembléia:

“Art. 1338 § 2o É permitido ao condômino alienar parte acessória de sua unidade imobiliária a outro condômino, só podendo fazê-lo a terceiro se essa faculdade constar do ato constitutivo do condomínio, e se a ela não se opuser à respectiva assembléia geral.”

Fonte: Sindiconet

+ Dicas para decorar o primeiro apartamento com pouco dinheiro

+ Monte seu próprio Home Office no seu apartamento

+ Saiba as diferenças entre fiador, segura-fiança, garantia de aluguel e título de capitalização

 

Compare listings

Comparar